-
Arquitetos: FRPO Rodriguez & Oriol
- Área: 6300 m²
- Ano: 2020
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Estação San José é uma infraestrutura de uso misto no centro de Toluca de Lerdo, a capital do Estado de Cidade do México, a região mais populosa de toda a República Mexicana. O projeto está localizado no extremo norte da Avenida Juárez, que liga o Distrito Histórico de Toluca à Universidade no sul da cidade, e surge como uma oportunidade de concentrar a atividade dispersa em torno deste bairro e criar um novo polo cultural, econômico e de atividades, tanto local quanto metropolitano, um condensador social que revitaliza o centro da cidade, sobrepondo planos que hospedarão programas comunitários: estacionamento, escritórios e coworking, espaços culturais e comerciais, coroados por um jardim no terraço público com vistas deslumbrantes para o grande Nevado de Toluca.
Uma infraestrutura flexível:
O resultado é uma infraestrutura muito flexível à espera de ser ocupada por diferentes tipos de usuários. Uma superestrutura de concreto aparente com uma geometria limpa e marcante se relaciona com o ambiente urbano, elevando-se e proporcionando vistas, tanto próximas quanto distantes.
A estrutura básica dá caráter e unifica o conjunto, organizado como um campo de pilares que suportam uma dupla família de vigas esbeltas. Lajes contínuas se estendem sobre elas para criar a área de estacionamento, e são perfuradas para gerar relações diagonais e espaços verticais que enriquecem os demais possíveis programas futuros. Tudo isso é coberto por uma delicada pele de metal leve, que envolve o volume resultante, deixando espaços abertos para as vistas mais valorizadas: a Catedral, o Cosmovitral e o Nevado de Toluca.